quarta-feira, 11 de abril de 2018

Cida Borghetti quer PSD de Ratinho Jr na base aliada

O líder do governo Cida Borghetti na Assembleia Legislativa, deputado Pedro Lupion (DEM), garantiu ontem que pretende manter a bancada do PSD do deputado e pré-candidato à sucessão estadual, Ratinho Júnior, na base de apoio. Segundo Lupion, a intenção da liderança é separar a questão da governabilidade da disputa eleitoral. As informações são de Ivan Santos no Bem Paraná.

A dúvida surgiu depois que circulou a informação entre os próprios deputados do PSD, segundo a qual quem não apoiasse a candidatura à reeleição de Cida Borghetti seria considerado automaticamente como sendo oposição. Isso significaria, inclusive, a perda de cargos no governo indicados por esses parlamentares. Antes mesmo da posse de Cida, que assumiu o comando do Palácio Iguaçu na última sexta-feira após a renúncia do governador Beto Richa (PSDB) para disputar a eleição para o Senado, o deputado Hussein Bakri garantiu que não partiria da bancada do PSD a decisão de romper com o novo governo e ir para a oposição. Mas que os deputados do partido cobram tratamento igualitário. 

“Os deputados do PSD estavam na base do governo Beto Richa. Não tem por que não estarem na base do novo governo”, afirmou ontem Lupion. “Tenho conversado diariamente com os deputados do PSD. A questão eleitoral não deve atrapalhar a condução do governo”, explicou o novo líder governista, que substituiu o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), líder do governo Richa desde 2015.

Janela - A questão é importante porque o PSD tem a maior bancada da Assembleia, com 11 deputados. E compõem um bloco com o PSC, antigo partido de Ratinho Jr, com seis. Durante a “janela partidária” - período no qual os deputados puderam mudar de partido sem o risco de perder o mandato – e que se encerrou no último sábado, o PSD atraiu três deputados: Ademir Bier, que era do PMDB; Mauro Moraes e Francisco Bührer, que deixaram o PSDB. O PSC filiou a deputada Mara Lima, que deixou o PSDB. Com isso, o bloco passou a ser ainda mais importante para garantir o apoio necessário para os projetos do novo governo na Casa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir