sábado, 10 de março de 2018

Alunos de Ribeirão do Pinhal visitam Estação Agroecológica Experimental

Os alunos do curso Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) do município de Ribeirão do Pinhal visitaram a Estação Agroecológica Experimental ‘Terra Livre’ do Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (Neat) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). No local, são produzidos verduras, legumes e frutas, com manejo orgânico, no sistema de canteiros consorciados, estufa e sistema agroflorestal.

Os jovens do curso promovido pelo SENAR-PR, com idade de 14 a 16 anos, estavam acompanhados da engenheira agrônoma e instrutora do SENAR-PR Lidiane Braga. Segundo a profissional, esse contato da turma com a produção orgânica agrega conhecimento. “No Neat, eles aprender de forma mais dinâmica sobre o manejo orgânico, a assistência técnica dos bolsistas e até o processo de certificação”, disse, lembrando que muitos são filhos de produtores rurais e podem apresentar para eles uma nova opção para o cultivo.

No período da manhã, os jovens foram recepcionados pelos engenheiros agrônomos Igor Graciano e Maria Eliza Brumatti, bolsistas do Neat, que explicaram a importância da agroecologia e os trabalhos realizados no Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos (PPCPO). Já no período da tarde, os estagiários José Iesque Junior e Luiz Antônio Garcia Junior apresentaram uma experiência prática e ensinaram os visitantes a colher hortaliças. Ao final, os alunos puderam levar a sua colheita para casa. “Gostei da horta, nunca havia colhido alfaces e pretendo um dia ter a minha própria horta orgânica”, contou Maria Eduarda Andrade Melo dos Santos, aluna do JAA.

Para o coordenador do Neat, professor Rogério Macedo, a visita em campo leva os jovens para a realidade do agricultor. “Os jovens de hoje em dia estão cada vez mais reféns da tecnologia e tira-los da frente do celular para aprender sobre agroecologia, sobre a realidade do agricultor que trabalha de forma responsável, é muito bom”, disse. Segundo Macedo, o núcleo está sempre de portas abertas para a comunidade para disseminação dos trabalhos realizados no Norte Pioneiro.

TEXTO: Daniani Souza - FAEP
FOTO: Jean Guerino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

19 Regional de Saúde Abatia Abatiá ACISC AJUDE O LUCCA Alex Canziani Alexandre Curi Alexandre Guimarães Andira Andirá Angra Doce Artigos Assessorados AUDIÊNCIA PÚBLICA Bandeirantes Barra Barra do Jacaré Beto Richa BOM DE BOLA BRASIL CADASTRO Cambara CAMBARÁ CAPS Carlopolis Carlópolis Casas em Cornélio CERTANO CIAS Cida Borghetti CISNORPI CONCURSO Conselheiro Conselheiro Mairinck ConselheiroMairinck Cornélio Procópio CREF Cultural Curiuva Destaque DETRAN EM AÇÃO Diversos Economia Educacao Educação Esportes Evandro Junior Figueira FUTEBOL Governo do Estado Governo Federal Guapirama Ibaiti Itambaracá Jaboti Jacarezinho Jaguariaíva Japira João Carlos Gomes Joaquim Távora JoaquimTavora Jogos Escolares Jundiaí do Sul JundiaidoSul Liberatti LIMITE DE GASTOS Londrina Magda Cristina MARQUES DOS REIS Michele Caputo MOLINIS Nova América da Colina NOVO CAMINHO Núcleo de Educação OFERTA DE CURSOS Online PARANÁ Parceria FAEL Pedro Lupion PHS Pinhalao Pinhalão PLATINA PM Policial Politica Política Projetos Quatigua Ratinho Junior Regiao Região Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal RibeiraoClaro RibeiraoDoPinhal Romanelli Rubens Bueno Salto do Itararé SaltoDoItarare SAMU Santa Cecília do Pavão Santa Mariana Santana do Itararé SantanaDoItarare Santo Antônio da Platina São José da Boa Vista São Sebastião da Amoreira SaoJosedaBoaVista SAP Saúde SEDS Sindicato Rural SAP Siqueira Campos SiqueiraCampos SOMOS CONSULTORIA Tomazina Trânsito Tribunal de Contas UENP VERMELHO Wenceslau Braz WenceslauBraz

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir