segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Sindicatos discordam novamente sobre abertura de comércio

Não é a primeira vez que os consumidores de Santo Antônio da Platina assistem incrédulos a falta de acordo entre os sindicatos do Comércio Varejista e dos Trabalhadores no Comércio sobre o horário de funcionamento das lojas. Este ano, já houve polêmica sobre a abertura no domingo, 24, e agora, o centro das atenções é o sábado, 23.  No dia 11 deste mês, os presidentes dos dois sindicatos assinaram um Termo de Acordo, onde ambos concordavam que o comércio permaneceria fechado no domingo, porém, em contrapartida, ficaria aberto das 9h às 21h no sábado, 23. O problema, é que depois do documento assinado, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Milton Coelho voltou atrás da decisão e ontem, mandou um documento para Figueira dizendo que prevaleceria um “acordo coletivo individual”, que faria após se reunir com os empregados e também proprietários de alguns estabelecimentos comerciais.
A reportagem tentou contato com Milton Coelho para saber o motivo pelo qual ele mudou de ideia e também para quando ficou a reunião com os empresários, mas ele não foi encontrado.
Já José Alex disse à reportagem que o acordo foi feito diante de uma videoconferência, realizada dia 11 de dezembro, com o juiz da Vara do Trabalho de Wenceslau Braz, James Josef Szpatowsk, que já atuou em Santo Antônio da Platina, e conseguiu, anos atrás, elaborar um cronograma de funcionamento do comércio que foi mantido até agora. “Pedimos novamente a ajuda do juiz, que nos atendeu gentilmente, por meio de uma videoconferência, onde ficou estabelecido que o comércio ficaria fechado no domingo, mas abriria no sábado até as 21 horas com direito a vale alimentação aos trabalhadores e hora extra.
Assinamos um Termo de Acordo dentro desse cronograma e agora Coelho mudou de ideia dizendo que vai ser elaborado um acordo coletivo individual. Mas isso não existe. Ou é coletivo ou é individual”, afirmou José Alex, dizendo que somente Santo Antônio da Platina, que se diz Polo Comercial Regional ficará com o comércio fechado no sábado após as 17 horas e na véspera do Natal. “Milton Coelho apelou até para um padre dizer durante a missa que trabalhar nesses horários era trabalho escravo. Pergunto então: será que o bispo de Jacarezinho e o arcebispo de Londrina também pensam dessa maneira, já que nessas cidades o comércio funcionará a pleno vapor no sábado e no domingo de manhã? Isso sem falar nos shoppings de Londrina que funcionam direto?”, questionou.
Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, o Natal é a melhor data, mundialmente, para vendas. “O comerciante ganha e o trabalhador também. Essa data representa o equilíbrio financeiro do comércio em geral, principalmente, em época de crise. E isso reflete na geração de emprego e também na renda dos empregados. É uma pena que Santo Antônio da Platina não acompanhe a evolução dos tempos”, concluiu.

FONTE: GLADYS SANTORO - JORNAL TRIBUNA DO VALE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

19 Regional de Saúde Abatia Abatiá ACISC AJUDE O LUCCA Alex Canziani Alexandre Curi Alexandre Guimarães Andira Andirá Angra Doce Artigos Assessorados AUDIÊNCIA PÚBLICA Bandeirantes Barra Barra do Jacaré Beto Richa BOM DE BOLA BRASIL CADASTRO Cambara CAMBARÁ CAPS Carlopolis Carlópolis Casas em Cornélio CERTANO CIAS Cida Borghetti CISNORPI CONCURSO Conselheiro Conselheiro Mairinck ConselheiroMairinck Cornélio Procópio CREF Cultural Curiuva Destaque DETRAN EM AÇÃO Diversos Economia Educacao Educação Esportes Evandro Junior Figueira FUTEBOL Governo do Estado Governo Federal Guapirama Ibaiti Itambaracá Jaboti Jacarezinho Jaguariaíva Japira João Carlos Gomes Joaquim Távora JoaquimTavora Jogos Escolares Jundiaí do Sul JundiaidoSul Liberatti LIMITE DE GASTOS Londrina Magda Cristina MARQUES DOS REIS Michele Caputo MOLINIS Nova América da Colina NOVO CAMINHO Núcleo de Educação OFERTA DE CURSOS Online PARANÁ Parceria FAEL Pedro Lupion PHS Pinhalao Pinhalão PLATINA PM Policial Politica Política Projetos Quatigua Ratinho Junior Regiao Região Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal RibeiraoClaro RibeiraoDoPinhal Romanelli Rubens Bueno Salto do Itararé SaltoDoItarare SAMU Santa Cecília do Pavão Santa Mariana Santana do Itararé SantanaDoItarare Santo Antônio da Platina São José da Boa Vista São Sebastião da Amoreira SaoJosedaBoaVista SAP Saúde SEDS Sindicato Rural SAP Siqueira Campos SiqueiraCampos SOMOS CONSULTORIA Tomazina Trânsito Tribunal de Contas UENP VERMELHO Wenceslau Braz WenceslauBraz

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir