terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Saúde capacita profissionais sobre orçamento e transparência



A Secretaria de Estado da Saúde promoveu nesta terça-feira (5) uma capacitação para os gestores e responsáveis pelo preenchimento do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops). A iniciativa, que segue até esta quarta-feira (6), é uma parceria com o Ministério da Saúde, Fundo Estadual de Saúde (Funsaúde) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR).
O objetivo foi informar aos profissionais as mudanças e atualizações do sistema e eliminar dúvidas sobre possíveis falhas no preenchimento ou fluxo das informações. Esta é a segunda vez que o Funsaúde promove capacitação na área. Desta vez, 250 profissionais de 130 municípios participaram do evento.
“É fundamental qualificarmos os municípios para que possam usar o Siops da melhor maneira. O elevado número de profissionais participando desta capacitação demonstra o grande interesse dos gestores paranaenses em atualizar os conhecimentos e manter a transparência na aplicação dos recursos em saúde”, enfatizou o secretário de estado da Saúde, Michele Caputo Neto.
O Sistema é uma ferramenta que captura dados de orçamentos públicos da saúde em todas as esferas públicas (municípios, estados e união). O envio das informações é obrigatório por lei e deve ser feito pelas secretarias estaduais e municipais bimestralmente. A coordenadora do Siops no Ministério da Saúde, Maria Eridan, explica que todo mundo que trabalha com orçamento público sabe que é preciso atualizar-se constantemente. “É com este intuito que estamos aqui no Paraná, para repassar as informações de inserção de dados, sobre as penalidades que podem ocorrer e as novidades para 2018, como a possibilidade de detalhar as fontes de recurso e funções como compra de medicamentos”, disse Maria.
PARANÁ – O Governo do Estado destina anualmente 12% do orçamento estadual para ser aplicado na saúde. Na atual gestão, mais de R$ 18 bilhões já foram investidos em ações e serviços de saúde.
O diretor executivo do Funsaúde, Olavo Gasparin, destaca que o Siops é uma importante ferramenta de planejamento que ajuda muito na gestão da verba recebida pelos municípios.
“Com os dados é possível analisar o volume de gastos na atenção básica, na média e alta complexidade, na vigilância em saúde, assistência médica e afins. Com isso conseguimos ver como estão sendo aplicado os recursos do estado”, afirmou Gasparin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

19 Regional de Saúde Abatia Abatiá ACISC AJUDE O LUCCA Alex Canziani Alexandre Curi Alexandre Guimarães Andira Andirá Angra Doce Artigos Assessorados AUDIÊNCIA PÚBLICA Bandeirantes Barra Barra do Jacaré Beto Richa BOM DE BOLA BRASIL CADASTRO Cambara CAMBARÁ CAPS Carlopolis Carlópolis Casas em Cornélio CERTANO CIAS Cida Borghetti CISNORPI CONCURSO Conselheiro Conselheiro Mairinck ConselheiroMairinck Cornélio Procópio CREF Cultural Curiuva Destaque DETRAN EM AÇÃO Diversos Economia Educacao Educação Esportes Evandro Junior Figueira FUTEBOL Governo do Estado Governo Federal Guapirama Ibaiti Itambaracá Jaboti Jacarezinho Jaguariaíva Japira João Carlos Gomes Joaquim Távora JoaquimTavora Jogos Escolares Jundiaí do Sul JundiaidoSul Liberatti LIMITE DE GASTOS Londrina Magda Cristina MARQUES DOS REIS Michele Caputo MOLINIS Nova América da Colina NOVO CAMINHO Núcleo de Educação OFERTA DE CURSOS Online PARANÁ Parceria FAEL Pedro Lupion PHS Pinhalao Pinhalão PLATINA PM Policial Politica Política Projetos Quatigua Ratinho Junior Regiao Região Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal RibeiraoClaro RibeiraoDoPinhal Romanelli Rubens Bueno Salto do Itararé SaltoDoItarare SAMU Santa Cecília do Pavão Santa Mariana Santana do Itararé SantanaDoItarare Santo Antônio da Platina São José da Boa Vista São Sebastião da Amoreira SaoJosedaBoaVista SAP Saúde SEDS Sindicato Rural SAP Siqueira Campos SiqueiraCampos SOMOS CONSULTORIA Tomazina Trânsito Tribunal de Contas UENP VERMELHO Wenceslau Braz WenceslauBraz

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir