quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Hemepar homenageia instituições parceiras na doação de sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) comemora nesta semana 35 anos de fundação. Ao longo de sua história a unidade se consolidou como o principal banco de sangue do Estado. Atualmente, 86% da demanda por sangue e hemoderivados de hospitais e demais serviços de saúde do Paraná são atendidos pelo Hemepar. Representantes da Regional de Saúde de Jacarezinho também participaram (Alfredo Ayub, Ana Paula Ganzela e Antônio Carlos de Almeida, o Tomate)
Para celebrar esta marca o Governo do Estado faz questão de reconhecer o trabalho de instituições parceiras que atuam no incentivo à doação de sangue. Eventos regionais são realizados em todo o Paraná para homenagear também dezenas de doadores fidelizados.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o momento é de agradecer a todas essas pessoas que contribuem tanto para que vidas sejam salvas. “Doar sangue é um ato voluntário e de extrema solidariedade. Um gesto de amor que merece ser valorizado a todo instante. É graças a esta iniciativa que podemos manter os estoques de sangue em níveis seguros”, destacou.
Com unidades descentralizadas em 22 municípios, o Hemepar ganhou posição de destaque dentro do organograma da Secretaria de Estado da Saúde nos últimos anos. Desde 2011, já foram investidos cerca de R$ 90 milhões no apoio à modernização da infraestrutura de atendimento. Além de obras, a hemorrede estadual também foi contemplada com uma série de equipamentos neste período.
“Hoje podemos oferecer o que há de melhor em estrutura para quem deseja doar sangue. Isso sem contar as melhorias que fizemos nos nossos ambulatórios que atendem aqueles pacientes que têm doenças do sistema sanguíneo”, ressaltou o secretário.
Para manter o estoque abastecido são necessárias 14 a 15 mil bolsas de sangue por mês no Estado, algo em torno de 700 a 800 por dia. Em contrapartida, a hemorrede estadual mensalmente recebe 17 mil candidatos à doação e, em média, 14 mil estão aptos a doar sangue.
PARCEIROS - Para que as pessoas compareçam de forma frequente às unidades do Hemepar, o Governo do Estado conta com diversas iniciativas. Entre os homenageados está a da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, que promoveu a campanha “Doe Sangue pelo Esporte”. Ao longo de todo o mês de junho atletas apoiados pelo programa de incentivo da prefeitura participaram de eventos e convocaram a população para doar sangue.
De acordo o representante da secretaria municipal Thiago Soares, a mobilização também contou com a participação efetiva dos clubes de futebol da Capital. “As torcidas de Atlético Paranaense, Coritiba e Paraná Clube nos ajudaram bastante com doações. Além disso, tivemos a contribuição importante dos nossos atletas, que são exemplos para a comunidade e levaram a mensagem da doação”, disse.
Outro homenageado nesta segunda foi Diego Wagner Zambão, doador de sangue há 13 anos. Ele conta que já fez mais de 40 doações e comparece ao Hemepar sempre que é chamado. “Saber que estou ajudando alguém é muito gratificante. E como sou um doador fenotipado, a alegria é ainda maior, porque sei que estou contribuindo para a saúde de uma criança em tratamento”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir