domingo, 3 de dezembro de 2017

Campanha coleta embalagens vazias de agrotóxicos



Com a preocupação em dar a destinação correta às embalagens vazias de agrotóxicos, a Prefeitura de Ribeirão do Pinhal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou nesta semana uma campanha de coleta desse material no município.
Foram entregues pelos produtores cerca de 2,5 toneladas de galões plásticos vazias, devidamente lavados e furados e também embalagens flexíveis do tratamento de sementes. Esse material foi recolhido pela Associação dos distribuidores agroquímicos norte paranaense (Adan) de Cornélio Procópio que vai fazer a prensagem e encaminhar para reciclagem. A campanha contou também com o apoio da Cooperativa Agroindustrial Integrada.
De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura de Meio Ambiente, Alcídio Balduíno de Souza Júnior, a campanha é um apoio aos pequenos e médios produtores do município de Ribeirão do Pinhal. “Todos os anos nós realizamos essa campanha que é muito importante para ajudar os produtores nesse procedimento de dar a destinação correta às embalagens de agrotóxicos. Alguns produtores conseguem fazer a devolução para própria empresa onde compraram os produtos, mas os que não conseguem têm essa opção de trazer aqui para tomarmos as providências”.
O secretário ressalta ainda que o proprietário que não fizer o descarte correto pode trazer danos ao meio ambiente e também ser multado. "A conscientização dos produtores é muito importante nesse caso. Ao mesmo tempo em que preserva o meio ambiente, a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos permite a reciclagem dos recipientes e o retorno ao sistema produtivo como matéria-prima para empresas recicladoras. Caso sejam descartados sem cuidado podem contaminar o solo e a água. Se o proprietário for pego fazendo descarte irregular terá que arcar com uma multa pesada estipulada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP)”, esclarece Souza Junior.
O prefeito Wagner Martins garante total apoio a ações como esta que visam facilitar a vida do produtor. “Estamos a disposições de nossos produtores para ajudar no descarte correto de suas embalagens de defensivos agrícola e assim trabalhar de forma mais sustentável e proteger o meio ambiente”, ressalta.
O funcionário da Fazenda Campina (propriedade de Adriano Patrial), Ademir Pedro Rebelo afirma que seu patrão tem uma grande preocupação com o descarte das embalagens e todos os anos as encaminham para esse recolhimento. “Se não tivesse a campanha seria muito complicado, porque quando chega essa época do ano o barracão está cheio, nem saberíamos o que fazer com essas embalagens, porque compreendemos que não podem ser jogadas de qualquer jeito, nem queimadas ou reutilizadas”. Esse ano o proprietário encaminho para coleta 250 unidades de embalagens.

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

19 Regional de Saúde Abatia Abatiá ACISC AJUDE O LUCCA Alex Canziani Alexandre Curi Alexandre Guimarães Andira Andirá Angra Doce Artigos Assessorados AUDIÊNCIA PÚBLICA Bandeirantes Barra Barra do Jacaré Beto Richa BOM DE BOLA BRASIL CADASTRO Cambara CAMBARÁ CAPS Carlopolis Carlópolis Casas em Cornélio CERTANO CIAS Cida Borghetti CISNORPI CONCURSO Conselheiro Conselheiro Mairinck ConselheiroMairinck Cornélio Procópio CREF Cultural Curiuva Destaque DETRAN EM AÇÃO Diversos Economia Educacao Educação Esportes Evandro Junior Figueira FUTEBOL Governo do Estado Governo Federal Guapirama Ibaiti Itambaracá Jaboti Jacarezinho Jaguariaíva Japira João Carlos Gomes Joaquim Távora JoaquimTavora Jogos Escolares Jundiaí do Sul JundiaidoSul Liberatti LIMITE DE GASTOS Londrina Magda Cristina MARQUES DOS REIS Michele Caputo MOLINIS Nova América da Colina NOVO CAMINHO Núcleo de Educação OFERTA DE CURSOS Online PARANÁ Parceria FAEL Pedro Lupion PHS Pinhalao Pinhalão PLATINA PM Policial Politica Política Projetos Quatigua Ratinho Junior Regiao Região Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal RibeiraoClaro RibeiraoDoPinhal Romanelli Rubens Bueno Salto do Itararé SaltoDoItarare SAMU Santa Cecília do Pavão Santa Mariana Santana do Itararé SantanaDoItarare Santo Antônio da Platina São José da Boa Vista São Sebastião da Amoreira SaoJosedaBoaVista SAP Saúde SEDS Sindicato Rural SAP Siqueira Campos SiqueiraCampos SOMOS CONSULTORIA Tomazina Trânsito Tribunal de Contas UENP VERMELHO Wenceslau Braz WenceslauBraz

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir