domingo, 3 de dezembro de 2017

Campanha coleta embalagens vazias de agrotóxicos



Com a preocupação em dar a destinação correta às embalagens vazias de agrotóxicos, a Prefeitura de Ribeirão do Pinhal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou nesta semana uma campanha de coleta desse material no município.
Foram entregues pelos produtores cerca de 2,5 toneladas de galões plásticos vazias, devidamente lavados e furados e também embalagens flexíveis do tratamento de sementes. Esse material foi recolhido pela Associação dos distribuidores agroquímicos norte paranaense (Adan) de Cornélio Procópio que vai fazer a prensagem e encaminhar para reciclagem. A campanha contou também com o apoio da Cooperativa Agroindustrial Integrada.
De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura de Meio Ambiente, Alcídio Balduíno de Souza Júnior, a campanha é um apoio aos pequenos e médios produtores do município de Ribeirão do Pinhal. “Todos os anos nós realizamos essa campanha que é muito importante para ajudar os produtores nesse procedimento de dar a destinação correta às embalagens de agrotóxicos. Alguns produtores conseguem fazer a devolução para própria empresa onde compraram os produtos, mas os que não conseguem têm essa opção de trazer aqui para tomarmos as providências”.
O secretário ressalta ainda que o proprietário que não fizer o descarte correto pode trazer danos ao meio ambiente e também ser multado. "A conscientização dos produtores é muito importante nesse caso. Ao mesmo tempo em que preserva o meio ambiente, a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos permite a reciclagem dos recipientes e o retorno ao sistema produtivo como matéria-prima para empresas recicladoras. Caso sejam descartados sem cuidado podem contaminar o solo e a água. Se o proprietário for pego fazendo descarte irregular terá que arcar com uma multa pesada estipulada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP)”, esclarece Souza Junior.
O prefeito Wagner Martins garante total apoio a ações como esta que visam facilitar a vida do produtor. “Estamos a disposições de nossos produtores para ajudar no descarte correto de suas embalagens de defensivos agrícola e assim trabalhar de forma mais sustentável e proteger o meio ambiente”, ressalta.
O funcionário da Fazenda Campina (propriedade de Adriano Patrial), Ademir Pedro Rebelo afirma que seu patrão tem uma grande preocupação com o descarte das embalagens e todos os anos as encaminham para esse recolhimento. “Se não tivesse a campanha seria muito complicado, porque quando chega essa época do ano o barracão está cheio, nem saberíamos o que fazer com essas embalagens, porque compreendemos que não podem ser jogadas de qualquer jeito, nem queimadas ou reutilizadas”. Esse ano o proprietário encaminho para coleta 250 unidades de embalagens.

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir