segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Prefeito recebe londrinense ganhador de Prêmio Jabuti

Na manhã desta segunda-feira (6), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recebeu em seu gabinete o londrinense ganhador do Prêmio Jabuti 2017, Renato Forin Junior. O secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, participou do encontro.
Durante a recepção, Forin apresentou sua obra “Samba de uma Noite de Verão”, vencedora do Prêmio Jabuti 2017, na categoria “Adaptação”. A obra foi possível devido ao patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). “Pelo Promic, o livro pôde ser distribuído nas escolas estaduais de Londrina como forma de incentivo à leitura e a audição da música brasileira; também foi distribuído a entidades ligadas à cultura e nas bibliotecas. Os professores têm utilizado muito com os alunos para tratar da cultura brasileira e sabemos que por ser um texto dramático seria pouco utilizado pelas editoras comerciais. Então, o projeto só pôde ser realizado e premiado em razão do Promic”, explicou Forin.
A obra premiada é uma adaptação de uma peça teatral montada por Forin em 2009, quando ainda era aluno de teatro na Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart) e Escola Municipal de Teatro. Ela aborda vários temas essenciais dentro da formação do Brasil, como a exploração dos mais pobres pelos mais ricos, o paternalismo, os amores tropicais e a visão da sociedade com relação aos artistas. A obra é ambientada em um favela brasileira, utilizando elementos do folclore e da cultura afro-brasileiro.
Com ajuda dos professores, Forin montou uma releitura da obra  “Um sonho de uma noite de verão”, escrita na década de 1590, por William Shakespeare. Em 2009, 18 atores participaram do projeto durante uma temporada no Circo Funcart. Para o prefeito, isso demonstra a importância dos projetos culturais apoiados pelo Promic. “Nosso grande desafio é democratizar a cultura e fazer com que ela chegue até as pessoas. Queremos que as crianças tenham acesso à dança, à música, ao teatro, a oficinas. E para nós é uma honra termos um londrinense recebendo esse prêmio tão importante para o Brasil’, afirmou o prefeito.
O secretário municipal de Cultura destacou a relevância da premiação. “Para Londrina é de extrema importância receber um prêmio nacional, um dos mais importantes do setor. Isso demonstra a qualidade do que se produz na cidade e a relevância da política pública que se faz aqui. A gente verifica a qualidade dos realizadores culturais na cidade e que a medida em que os investimentos são feitos, eles retornam para a cidade, nessa dimensão de um prêmio tão importante”, frisou. Para 2018, a previsão é que o Município invista cerca de R$ 4,5 milhões no setor cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir