segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Prefeito recebe londrinense ganhador de Prêmio Jabuti

Na manhã desta segunda-feira (6), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recebeu em seu gabinete o londrinense ganhador do Prêmio Jabuti 2017, Renato Forin Junior. O secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, participou do encontro.
Durante a recepção, Forin apresentou sua obra “Samba de uma Noite de Verão”, vencedora do Prêmio Jabuti 2017, na categoria “Adaptação”. A obra foi possível devido ao patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). “Pelo Promic, o livro pôde ser distribuído nas escolas estaduais de Londrina como forma de incentivo à leitura e a audição da música brasileira; também foi distribuído a entidades ligadas à cultura e nas bibliotecas. Os professores têm utilizado muito com os alunos para tratar da cultura brasileira e sabemos que por ser um texto dramático seria pouco utilizado pelas editoras comerciais. Então, o projeto só pôde ser realizado e premiado em razão do Promic”, explicou Forin.
A obra premiada é uma adaptação de uma peça teatral montada por Forin em 2009, quando ainda era aluno de teatro na Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart) e Escola Municipal de Teatro. Ela aborda vários temas essenciais dentro da formação do Brasil, como a exploração dos mais pobres pelos mais ricos, o paternalismo, os amores tropicais e a visão da sociedade com relação aos artistas. A obra é ambientada em um favela brasileira, utilizando elementos do folclore e da cultura afro-brasileiro.
Com ajuda dos professores, Forin montou uma releitura da obra  “Um sonho de uma noite de verão”, escrita na década de 1590, por William Shakespeare. Em 2009, 18 atores participaram do projeto durante uma temporada no Circo Funcart. Para o prefeito, isso demonstra a importância dos projetos culturais apoiados pelo Promic. “Nosso grande desafio é democratizar a cultura e fazer com que ela chegue até as pessoas. Queremos que as crianças tenham acesso à dança, à música, ao teatro, a oficinas. E para nós é uma honra termos um londrinense recebendo esse prêmio tão importante para o Brasil’, afirmou o prefeito.
O secretário municipal de Cultura destacou a relevância da premiação. “Para Londrina é de extrema importância receber um prêmio nacional, um dos mais importantes do setor. Isso demonstra a qualidade do que se produz na cidade e a relevância da política pública que se faz aqui. A gente verifica a qualidade dos realizadores culturais na cidade e que a medida em que os investimentos são feitos, eles retornam para a cidade, nessa dimensão de um prêmio tão importante”, frisou. Para 2018, a previsão é que o Município invista cerca de R$ 4,5 milhões no setor cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

19 Regional de Saúde Abatia Abatiá ACISC AJUDE O LUCCA Alex Canziani Alexandre Curi Alexandre Guimarães Andira Andirá Angra Doce Artigos Assessorados AUDIÊNCIA PÚBLICA Bandeirantes Barra Barra do Jacaré Beto Richa BOM DE BOLA BRASIL CADASTRO Cambara CAMBARÁ CAPS Carlopolis Carlópolis Casas em Cornélio CERTANO CIAS Cida Borghetti CISNORPI CONCURSO Conselheiro Conselheiro Mairinck ConselheiroMairinck Cornélio Procópio CREF Cultural Curiuva Destaque DETRAN EM AÇÃO Diversos Economia Educacao Educação Esportes Evandro Junior Figueira FUTEBOL Governo do Estado Governo Federal Guapirama Ibaiti Itambaracá Jaboti Jacarezinho Jaguariaíva Japira Joaquim Távora JoaquimTavora Jogos Escolares Jundiaí do Sul JundiaidoSul Liberatti LIMITE DE GASTOS Londrina Magda Cristina MARQUES DOS REIS Michele Caputo MOLINIS Nova América da Colina NOVO CAMINHO Núcleo de Educação OFERTA DE CURSOS Online PARANÁ Parceria FAEL Pedro Lupion PHS Pinhalao Pinhalão PLATINA PM Policial Politica Política Projetos Quatigua Ratinho Junior Regiao Região Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal RibeiraoClaro RibeiraoDoPinhal Romanelli Rubens Bueno Salto do Itararé SaltoDoItarare SAMU Santa Cecília do Pavão Santa Mariana Santana do Itararé SantanaDoItarare Santo Antônio da Platina São José da Boa Vista São Sebastião da Amoreira SaoJosedaBoaVista SAP Saúde SEDS Sindicato Rural SAP Siqueira Campos SiqueiraCampos SOMOS CONSULTORIA Tomazina Trânsito Tribunal de Contas UENP VERMELHO Wenceslau Braz WenceslauBraz

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir