quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Lei que institui política de prevenção ao Câncer Bucal no Paraná é aprovada

Vigora em todo o estado do Paraná desde o último mês de agosto a Lei 19.026/2017, texto que institui a Política de Prevenção ao Câncer Bucal. A ação, proposta pelos deputados estaduais Alexandre Guimarães e Chico Brasileiro, ambos do PSD, tem como objetivo de criar medidas que visam informar e orientar a população sobre os fatores de risco que podem levar ao câncer bucal, bem como evitá-los, além de detectar precocemente a doença através de um simples exame que não leva mais que um minuto.
“Medidas e ações que visam alertar os pacientes quanto a uma doença grave como o câncer bucal sempre são essenciais. Mas mais do que isto, é nosso dever promover o acesso a essa informação e ao teste precoce para descobrir a doença”, explica Alexandre Guimarães.
De acordo com o parlamentar, o exame que dura menos de um minuto e que pode salvar sua vida é realizado da seguinte maneira. O paciente deve se dirigir a qualquer consultório odontológico público, onde no atendimento, um ácido acético será aplicado na lesão juntamente com o composto chamado “Azul de Toluidina”, deixando-o reagir por cerca de 20 segundos.
Após isso, remove-se o “Azul de Toluidina” também com ácido acético por 20 segundos. Se a lesão continuar azul, a situação do paciente é de risco, devendo então ser encaminhado para biopsia.
O texto ainda permite que o Poder Público firme convênios e busque parcerias com a iniciativa privada e entidades civis para a implantação e manutenção da ação.
Para que isso ocorra, as secretarias de saúde, através dos órgãos a elas vinculados, buscarão promover campanhas, palestras e capacitação dos profissionais de saúde, podendo ainda confeccionar cartilha sobre o tema da prevenção e detecção precoce do câncer bucal.


FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir