quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Lei que institui política de prevenção ao Câncer Bucal no Paraná é aprovada

Vigora em todo o estado do Paraná desde o último mês de agosto a Lei 19.026/2017, texto que institui a Política de Prevenção ao Câncer Bucal. A ação, proposta pelos deputados estaduais Alexandre Guimarães e Chico Brasileiro, ambos do PSD, tem como objetivo de criar medidas que visam informar e orientar a população sobre os fatores de risco que podem levar ao câncer bucal, bem como evitá-los, além de detectar precocemente a doença através de um simples exame que não leva mais que um minuto.
“Medidas e ações que visam alertar os pacientes quanto a uma doença grave como o câncer bucal sempre são essenciais. Mas mais do que isto, é nosso dever promover o acesso a essa informação e ao teste precoce para descobrir a doença”, explica Alexandre Guimarães.
De acordo com o parlamentar, o exame que dura menos de um minuto e que pode salvar sua vida é realizado da seguinte maneira. O paciente deve se dirigir a qualquer consultório odontológico público, onde no atendimento, um ácido acético será aplicado na lesão juntamente com o composto chamado “Azul de Toluidina”, deixando-o reagir por cerca de 20 segundos.
Após isso, remove-se o “Azul de Toluidina” também com ácido acético por 20 segundos. Se a lesão continuar azul, a situação do paciente é de risco, devendo então ser encaminhado para biopsia.
O texto ainda permite que o Poder Público firme convênios e busque parcerias com a iniciativa privada e entidades civis para a implantação e manutenção da ação.
Para que isso ocorra, as secretarias de saúde, através dos órgãos a elas vinculados, buscarão promover campanhas, palestras e capacitação dos profissionais de saúde, podendo ainda confeccionar cartilha sobre o tema da prevenção e detecção precoce do câncer bucal.


FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

19 Regional de Saúde Abatia Abatiá ACISC AJUDE O LUCCA Alex Canziani Alexandre Curi Alexandre Guimarães Andira Andirá Angra Doce Artigos Assessorados AUDIÊNCIA PÚBLICA Bandeirantes Barra Barra do Jacaré Beto Richa BOM DE BOLA BRASIL CADASTRO Cambara CAMBARÁ CAPS Carlopolis Carlópolis Casas em Cornélio CERTANO CIAS Cida Borghetti CISNORPI CONCURSO Conselheiro Conselheiro Mairinck ConselheiroMairinck Cornélio Procópio CREF Cultural Curiuva Destaque DETRAN EM AÇÃO Diversos Economia Educacao Educação Esportes Evandro Junior Figueira FUTEBOL Governo do Estado Governo Federal Guapirama Ibaiti Itambaracá Jaboti Jacarezinho Jaguariaíva Japira João Carlos Gomes Joaquim Távora JoaquimTavora Jogos Escolares Jundiaí do Sul JundiaidoSul Liberatti LIMITE DE GASTOS Londrina Magda Cristina MARQUES DOS REIS Michele Caputo MOLINIS Nova América da Colina NOVO CAMINHO Núcleo de Educação OFERTA DE CURSOS Online PARANÁ Parceria FAEL Pedro Lupion PHS Pinhalao Pinhalão PLATINA PM Policial Politica Política Projetos Quatigua Ratinho Junior Regiao Região Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal RibeiraoClaro RibeiraoDoPinhal Romanelli Rubens Bueno Salto do Itararé SaltoDoItarare SAMU Santa Cecília do Pavão Santa Mariana Santana do Itararé SantanaDoItarare Santo Antônio da Platina São José da Boa Vista São Sebastião da Amoreira SaoJosedaBoaVista SAP Saúde SEDS Sindicato Rural SAP Siqueira Campos SiqueiraCampos SOMOS CONSULTORIA Tomazina Trânsito Tribunal de Contas UENP VERMELHO Wenceslau Braz WenceslauBraz

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir