segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Guarda Municipal Escolar de Londrina lança projeto

Será lançado nesta terça-feira (14), o projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária, o projeto “Onde tem gente, tem guarda”. O lançamento será feito, das 10 às 14 horas, no calçadão de Londrina, entre as ruas São Paulo e professor João Cândido. Os agentes farão uma ação educativa com orientação e distribuição do panfleto do projeto, com dicas de segurança. Serão feitas ações informativas em diversos espaços públicos da cidade no decorrer das semanas.

“Onde tem gente, tem guarda” foi desenvolvido após um estudo feito pelos agentes do grupamento escolar da Guarda Municipal de Londrina sobre qual seria a melhor e mais eficiente maneira de mobilizar a comunidade escolar, a princípio, para  colaborar na diminuição de ocorrências de furtos, depredações, arrombamentos, pichações entre outros crimes.

Tiago Bento, agente da guarda escolar e um dos idealizadores do trabalho, conta que a motivação da ação veio de alguns acontecimentos, como furtos, roubos e arrombamentos em escolas. “Percebemos que a comunidade, muitas vezes, não sabia como poderia ajudar. A gente perguntava para as pessoas se conheciam o número de emergência da Guarda Municipal e a maioria não sabia informar. Muita gente tem dúvida em quais situações o telefone de emergência 153 pode ser acionado, e com esse projeto nós pretendemos esclarecer de forma simples e clara”, explicou.

A princípio os agentes da Guarda Escolar vão participar da reunião pais/responsáveis com a equipe pedagógica nas escolas municipais. A ideia é informar, em poucos minutos, as principais formas de atuação da instituição (GM) e divulgar o telefone 153, da central de emergência e atendimento.

De acordo com o inspetor de patrimônio e patrulhamento da Guarda Municipal, Eliel Costa, o projeto terá bastante amplitude dentro da instituição. “Gradativamente os demais agentes da instituição vão colaborar na divulgação do projeto em todas as regiões da cidade, inclusive nos oito distritos rurais. A parte mais importante desse projeto é a possibilidade que temos em poder conscientizar ainda mais a comunidade no que se refere à sua parcela de contribuição para segurança pública. Hoje nosso tempo de resposta a um chamado pela central 153 é de aproximadamente 7 minutos. Isso, aliado à parceria com a população, pode ser a garantia do sucesso desse novo projeto”, ressaltou.

O diretor operacional da Guarda Municipal, Daniel Sakama, acredita que a ação pode ajudar a instituição a cumprir seu dever com mais eficiência. Ele ressaltou que é importante mobilizar todos agentes, em todas as regiões da cidade, auxiliando na diminuição de crimes. “Para a eficiência do trabalho a guarda precisa de informação. Quando a população participa, através do telefone 153, a viatura pode chegar mais rápido no local a fim de evitar um crime ou até mesmo prender o autor do delito”, explicou.

A Guarda Municipal atende 24 horas por dia pelos telefones 153 (central de emergência) e 199 (Defesa Civil). A ligação é gratuita de qualquer telefone.

Texto e foto: Bruno Amaral/Defesa Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir