sábado, 28 de outubro de 2017

Uenp promove projeto ambiental em bairros

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) está realizando em Cornélio Procópio o projeto “Meio Ambiente e Educação: sensibilização, conscientização e mobilização de populações de bairros em situação de vulnerabilidade ambiental.
A ação está vinculada ao Programa “UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS – SETI/PR” e tem a coordenação dos professores Waldiney Gomes de Aguiar, Carla Holanda da Silva e Ricardo Campos do Departamento de Geografia da instituição.
O objetivo é contribuir com as políticas públicas ambientais em um trabalho  conjunto com Escolas do Ensino Básico e comunidade, além de buscar minimizar as condições desfavoráveis existentes no meio ambiente.
As ações previstas no plano de intervenções estão sendo executadas no Bairro Jardim Figueira e Vila Moreira, com a colaboração dos moradores e das Escolas Municipais “Padre Antônio Lock” e “Professor Angelo Mazzarotto”, assim como do Colégio Estadual Zulmira Marchesi da Silva.
Segundo a diretora da Escola Municipal Padre Antônio Lock, Edvâna da Silva Ferreira, o projeto desenvolvido pela UENP é exemplo para seus alunos. “Tenho como objetivo trabalhar através da conscientização a questão de resgate de valores, mostrando para as crianças a importância dos direitos e deveres de cada um.
O projeto é uma forma de elevar a qualidade de vida dos moradores dos bairros e, consequentemente, dos alunos da nossa escola e seus familiares”, destacou. 
O projeto iniciado em março está sendo executado em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Saúde, Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), através do Escritório Regional de Cornélio Procópio.
No final, será elaborado um livro a partir da experiência do projeto, além de incluir reflexões conceituais e práticas acerca da educação ambiental, a fim de servir como uma referência diante dos problemas ambientais, visto que as estratégias e metodologias utilizadas podem ser replicadas em outros cenários.
80% dos volumes serão doados às escolas do Ensino Básico de Cornélio Procópio.
As atividades realizadas no projeto podem ser acompanhadas pelo Facebook (rede social) através da fanpage denominada “Projeto de extensão: Meio Ambiente e Educação / Cornélio Procópio – PR”. (Redação: Rádio Web CP com informações do Depto de Geografia da Uenp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir