quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Na abertura do Outubro Rosa, Governo destaca ações da saúde da mulher

O lançamento do Outubro Rosa no Paraná aconteceu nesta terça-feira (3) no Palácio das Araucárias, em Curitiba. Com presenças como a do secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, e da secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, foram destacadas as ações do Estado a favor da saúde da mulher.
“Temos uma rede de atendimento com 147 mamógrafos em uso pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná que atendeu a mais de 300 mil mulheres no último ano. Parte deles ainda não é digital, mas nosso investimento na modernização desses aparelhos é constante, principalmente nos hospitais público e de referência no Estado”, destaca o Caputo Neto.
O exame é de fácil acesso e está disponível o ano todo pelo SUS.“O Outubro Rosa dá destaque à causa, mas a prevenção deve ser feita o ano todo, a vida toda. A prevenção ainda é o melhor remédio, pois, se descoberto no início, as chances de cura do câncer são muito grandes”, diz Fernanda. A secretária também relembra da prática de atividade física, do cuidado com os hábitos alimentares e com a saúde mental.
Durante o mês de Outubro, diversos municípios do Estado vão incentivar o cuidado com a saúde da mulher. As atividades devem ser verificadas nas Regionais de Saúde ou Secretarias Municipais de Saúde. Em Curitiba, por exemplo, as 110 unidades de saúde do município tiveram o atendimento organizado e estão com atividades programadas para incentivar as mulheres a buscarem o serviço.
“Temos um quantitativo expressivo de mulheres acima dos 50 anos que não estão buscando as unidades para realizar os exames de rotina e o número de câncer nessa faixa etária é cinco vezes maior do que abaixo dela. Então, vamos aproveitar a campanha para alertar sobre a importância da prevenção”, diz a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

FONTE: SESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir