terça-feira, 24 de outubro de 2017

Lupion viabiliza mais de R$ 3 mi para 9 municípios investirem no Pro Rural



Municípios que integram a base de atuação política do deputado estadual Pedro Lupion (Democratas) foram contemplados com o Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial (PRÓ-RURAL). O programa, do governo do Paraná, tem como objetivo aumentar a competitividade dos pequenos produtores rurais, de forma social e ambientalmente sustentável.
De acordo com o anunciado pelo deputado, os pequenos produtores dos municípios de Carlópolis, Congonhinhas, Ibaiti, Jaboti, Jundiaí do Sul, Pitanga, Santa Amélia, São Jerônimo da Serra e Tibagi vão ter a oportunidade de aumentar sua produtividade. “Juntos os nove municípios irão receber mais de R$ 3 milhões em investimentos, que poderão ser aplicados na compra de equipamentos, assistência técnica nas culturas e criações, capacitação de produtores, manutenção de estradas rurais e outros”, explica Lupion salientando que os produtores vão melhorar a organização, a comercialização e terão a possibilidade de promover parcerias de mercados, técnicas e comerciais, facilitando o acesso aos grandes mercados urbanos.
O deputado destaca que mesmo o Paraná sendo a quarta maior economia do País e com indicadores sociais acima da média nacional, o Estado apresenta desigualdades, tendo regiões com maiores dificuldades de acesso aos serviços sociais de qualidade.
O Programa
Segundo o governo estadual, a agricultura de pequenas áreas é a principal fonte de renda e caracteriza a estrutura social e econômica da maioria dos municípios. Os principais fatores que dificultam o crescimento econômico do Estado são: ambiente físico e produtividade baixa, capital social restrito e pouca inovação, história política e questões de posse da terra.
Para enfrentar estas questões a estratégia do governo enfatiza o aumento da competitividade das cadeias de valor, a melhoria da qualidade de vida nas áreas rurais, a regularização da posse da terra e a melhoria do manejo dos recursos naturais.
Neste sentido, o Governo do Paraná negociou um empréstimo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD (Banco Mundial),  que tem como objetivo tornar o acesso a oportunidades de desenvolvimento econômico e humano mais justo e ambientalmente sustentável, através da modernização da gestão do setor público e da gestão da receita no Estado do Paraná.
Entidades Contempladas
Carlópolis: Associação dos Olericultores e Fruticultores de Carlópolis.
Congonhinhas: Associação de Produtores de Cafés Especiais e Certificados de Congonhinhas.
Ibati: Cooperativa de Produção e Comercialização dos Agricultores Familiares de Ibaiti
Japoti: Cooperativa Agropecuária de Produtos Orgânicos da Terra
Jundiaí do Sul: Associação Central dos Produtores de Leite do Assentamento Matilda.
Pitanga: Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar com Interação Solidária de Pitanga.
Santa Amélia: Associação dos Moradores do Posto Indígena Laranjinha.
São Gerônimo da Serra: Cooperativa da Agricultura Familiar de São Jerônimo da Serra.
Tibagi: Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Rancho Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir