quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Governo reabre colégio histórico de Cambará atingido por incêndio

O governador Beto Richa entregou nesta quarta-feira (25) as obras de reconstrução do Colégio Estadual Professor Sílvio Tavares, o maior e mais antigo de Cambará, no Norte Pioneiro. O prédio foi atingido por um incêndio, em 2015. O Governo do Estado reconstruiu o piso superior, totalmente afetado pelo fogo, reformou e revitalizou o térreo, com investimento de R$ 1,5 milhão.
Fundado há 64 anos, o colégio é o terceiro maior do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Jacarezinho. Com 600 alunos, a escola retoma as atividades normais nesta quinta-feira. Durante a solenidade de reabertura, Richa anunciou que a unidade também vai receber investimentos do Estado dentro do programa de modernização tecnológica na rede estadual.
“A determinação é que a escola de Cambará seja a primeira beneficiada”, afirmou o governador, ressaltando que o governo estadual investirá R$ 100 milhões na melhoria dos laboratórios de informática, redes de internet e aquisição de equipamentos. O programa vai beneficiar 2.100 colégios públicos do Estado.
Alunos, professores, diretores e lideranças de Cambará comemoraram a reinauguração. “É uma belíssima e histórica escola, uma das maiores e mais bonitas do Paraná”, destacou o governador. Ele lembrou que o Governo do Estado adquiriu cerca de 7 mil extintores para equipar escolas e também criou a Brigada Escolar, que capacita estudantes, professores e funcionários sobre os procedimentos em casos de incêndio.
COLABORAÇÃO - “Estamos reabrindo as portas do Colégio Professor Sílvio Tavares e retomando as atividades pedagógicas com toda a qualidade do ensino”, disse a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres. Ela destacou também o trabalho conjunto da comunidade escolar, prefeitura de Cambará e do Governo do Estado para a reconstrução.
O prefeito José Salim Haggi Neto mencionou que a obra de reconstrução era uma reivindicação importante da comunidade. “É uma alegria este momento. Quando o colégio pegou fogo, Cambará chorou e hoje percebemos a felicidade da nossa comunidade por receber de novo esse prédio, que faz parte da história da nossa população e da nossa cidade”, disse ele.
O impacto que a destruição do prédio do colégio teve junto à população foi também ressaltado pela diretora do colégio, professora Maria Ângela Cegatti. “Toda a comunidade ficou muito triste. Mas tem males que vem para bem. Temos que agradecer ao Governo do Estado pelo ótimo trabalho. O colégio ficou até melhor e está perfeito para receber os nossos alunos”, afirmou.
A estudante Giovana Inês Varasquim, 16 anos, vai concluir o ensino médio no novo prédio do colégio. Ela, que está na escola desde o 6° ano do ensino fundamental, acompanhou de perto a situação desde o incêndio e afirmou que a insegurança de não ter onde estudar era o que mais afligia os alunos.
“Quando soube do incêndio a primeira coisa que pensei foi onde concluiria meus estudos. O período de adaptação na outra escola foi difícil, mas deu tudo certo. É uma emoção muito grande estar de volta. Vou terminar o ensino médio no colégio novo e a felicidade é gigantesca”, afirmou.
RECONSTRUÇÃO – O incêndio atingiu a escola na noite de 11 de fevereiro de 2015, por volta das 22 horas. O fogo foi contido totalmente somente na madrugada pelas equipes da Defesa Civil Comunitária de Cambará e do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho. O pavimento superior do prédio ficou destruído.
No pavimento superior, foram reconstruídas 13 salas de aulas, os laboratórios de Química, Física e Biologia, e o de Informática e o auditório. Também foram reformados os pisos do pavimento inferior, de nove salas de aula e do setor administrativo. O colégio também foi equipado com extintores e outros itens de segurança e recebeu uma nova pintura.
ESTRUTURA – O Colégio Silvio Tavares tem uma área de 2 mil metros quadrados e cerca de 600 alunos dos ensinos fundamental e médio. No local também são ofertados cursos técnicos de formação de docentes, recursos humanos, contabilidade e administração. “Estamos vendo a possibilidade de implantar cursos de estética, secretariado e marketing. A escola tem espaço físico e condições de atender”, contou a diretora-auxiliar Márcia Regina Franco de Oliveira.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade a chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, Magda Nogueira; a secretária Municipal de Educação e vice-prefeita de Cambará, Cláudia Negrão Batista; os deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli; Pedro Lupion e Jonas Guimarães; e os prefeitos de Santana do Itararé, Joás Ferraz Michetti; de Japira, Walmir da Silva; e de Andirá, Ione Abib.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

19 Regional de Saúde Abatia Abatiá ACISC AJUDE O LUCCA Alex Canziani Alexandre Curi Alexandre Guimarães Andira Andirá Angra Doce Artigos Assessorados AUDIÊNCIA PÚBLICA Bandeirantes Barra Barra do Jacaré Beto Richa BOM DE BOLA BRASIL CADASTRO Cambara CAMBARÁ CAPS Carlopolis Carlópolis Casas em Cornélio CERTANO CIAS Cida Borghetti CISNORPI CONCURSO Conselheiro Conselheiro Mairinck ConselheiroMairinck Cornélio Procópio CREF Cultural Curiuva Destaque DETRAN EM AÇÃO Diversos Economia Educacao Educação Esportes Evandro Junior Figueira FUTEBOL Governo do Estado Governo Federal Guapirama Ibaiti Itambaracá Jaboti Jacarezinho Jaguariaíva Japira João Carlos Gomes Joaquim Távora JoaquimTavora Jogos Escolares Jundiaí do Sul JundiaidoSul Liberatti LIMITE DE GASTOS Londrina Magda Cristina MARQUES DOS REIS Michele Caputo MOLINIS Nova América da Colina NOVO CAMINHO Núcleo de Educação OFERTA DE CURSOS Online PARANÁ Parceria FAEL Pedro Lupion PHS Pinhalao Pinhalão PLATINA PM Policial Politica Política Projetos Quatigua Ratinho Junior Regiao Região Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal RibeiraoClaro RibeiraoDoPinhal Romanelli Rubens Bueno Salto do Itararé SaltoDoItarare SAMU Santa Cecília do Pavão Santa Mariana Santana do Itararé SantanaDoItarare Santo Antônio da Platina São José da Boa Vista São Sebastião da Amoreira SaoJosedaBoaVista SAP Saúde SEDS Sindicato Rural SAP Siqueira Campos SiqueiraCampos SOMOS CONSULTORIA Tomazina Trânsito Tribunal de Contas UENP VERMELHO Wenceslau Braz WenceslauBraz

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir