sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Começa dia 19 a Feira do Produtor Rural de Santana do Itararé.



Santana do Itararé já vive a expectativa da 1ª Feira do Produtor Rural, que acontecerá nos dias 19, 20, 21 e 22 de outubro junto com as comemorações dos 56 anos de emancipação política do município.
A Feira do Produtor Rural tem o objetivo de mostrar a tradição agrícola do município e sua importância econômica para o desenvolvimento local e regional.
Santana do Itararé produz muita soja, milho, feijão e tem historia na produção de banana. É mais de meio século que o município é um tradicional produtor de banana. Além, da banana o município produz morango, maracujá, abacaxi e, é o segundo maior produtor de caqui do Estado do Paraná.  O resultado no crescimento da fruticultura  no município fez com que duas processadoras de polpa se instalassem no município, gerando empregos e incentivo para os produtores investirem na produção de frutas. Outro destaque é produção de mandioca que vem ano a ano ganhando espaço, graças a instalação de uma tradicional fabrica de polvilho que opera a todo vapor desde 2010 no município.
Agora, o grande diferencial do município fica por conta da produção de leite. Santana do Itararé é uma tradicional bacia leiteira formada por pequenos produtores que se tornaram referencia nacional e internacional na produção de leite de alta qualidade em pequenas propriedades, modelo considerado “futurista” em 2009 pela empresa holandesa Lely Innovators in Agriculture devido ao sistema de produção adotado pela maioria dos produtores; pastejo rotacionado no verão e silagem de milho e/ou cana e ureia no inverno. Somado os cuidados com o solo com o uso do cocho trenó para alimentação do rebanho; a qualidade do leite e o uso de instalações simples, mas funcionais e mão de obra familiar para tocar a atividade. O sistema foi considerado pela empresa holandês  economicamente perfeito para as pequenas propriedades, uma fez que o sistema de se faz em harmonia com meio ambiente proporcionando e respeitando o conforto dos animais que são criados ao ar livre.
Considerando a importância do setor para o desenvolvimento do Município, Produtores e Prefeitura se uniram para lançar a primeira edição da tão “sonhada” Feira do Produtor Rural.

Mesmo organizada tendo em mente o uso consciente de recursos financeiros, a feira tem tudo que se espera de uma grande feira agropecuária.  Shows com duplas sertanejas e bandas, com destaque para a dupla sertanejo raiz Craveiro e Cravinho que se apresenta no dia 19 as 21h.  Palestras técnicas. Umas delas, a mais esperada,  é com o técnico e produtor Nivaldo Michetti (dia 19 as 14h) que viaja o Brasil levando conhecimento, motivação e esperança aos produtores de leite, principalmente em momentos de crise por qual esta passando a setor. Exposição de máquinas e Implementos Agrícolas. Tendas comerciais e de serviços. Amostra de Produtos Agroindustriais e Agroecológicos; Ampla praça de alimentação. Shows alternativo com talentos locais (Roda de Viola), Parque e Shows para criança; Mini-fazenda; Balada após os shows; Tradicional cavalgada; e Exposição/amostra de animais com as novilhas da chamada vaca “high-tech” fruto do melhoramento genético do rebanho desenvolvido no município via PIA – Programa de Inseminação artificial (Programa premiado com o troféu Premio Gestor Publico Paraná 2016 – “A mudança que vem do leite”).  Tudo isso com ENTRADA FRANCA num ambiente acolhedor e com ótima infraesturura com Internet WiFi liberada para os 4 dias da Feira.

Confira a Programação Completa:

FEIRA DO PRODUTOR RURAL DE SANTANA DO ITARARÉ-PR
Dias 19, 20, 21 e 22 / outubro /2017


# Dia 19/10 – quinta-feira
10h - Abertura Oficial
14h - Palestra Técnica
Com o Técnico Agrícola e Produtor referencia Nivaldo Michetti
Tema: “Mudando de vida produzindo leite”
21h - Show sertanejo
Com a dupla Craveiro e Cravinho
22:30h - Show sertanejo universitário
Com a dupla Lucas e Henrique


# Dia 20/10 – Sexta-feira
9:30h -  Abertura para visitação
10h -  Palestra Técnica
Com  Eng. Agrônomo Elcio Rampazzo
Tema: Oportunidade de Negócio com Frutas.
14h - Palestra Técnica
Com o Médico Veterinário Alexandre Mendonça
Tema: “Produção de leite saudável, com custo reduzido e uso de homeopatia"
22h - Show Musical
Com Banda Europa Show

#Dia 21/10
9h - Abertura para visitação
10:00 h – Pista com amostra/desfile das futuras matrizes (Vaca High-Tech);
14:00h – Apresentações Culturais;
22:00h – Show Musical com a Banda Cowboys do Asfalto.


#Dia 22/10
9h - Abertura para visitação
10:30 h - Cavalgada
12h -  Almoço de confraternização (Porco no rolete)
14h - Entrega de premiações aos Produtores Rurais destaques  em: Inovação,  produtividade   e  Empreendedorismo
15h -  Roda de Viola
17h - Encerramento

Todos os dias:
- Exposição de novilhas (futuras matrizes - Vaca High Tech)
- Exposição de Máquinas e Implementos Agrícolas;
- Amostra de Produtos Agroindustriais e Agroecológicos;
- Tendas Comerciais e de Serviços;
- Praça de Alimentação;
- Parque de diversão para crianças.

Realização: AAFAS – Assoc.dos Agric. Familiares de Santana do Itararé.
Apoio: Prefeitura Municipal de Santana do Itararé – SEAGRI – Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – H.Sires – ABS – Cooquali e Emater.
Patrocinadores Oficiais: Copel, Sanepar, BRDE e Sicredi.

Confira mais detalhes no site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir