sábado, 7 de outubro de 2017

Café do Matão, de Tomazina, é destaque em concurso estadual

O concurso ‘Café Qualidade Paraná’ divulgou nessa quinta-feira (05), os vencedores das quatro categorias avaliadas. Pelo terceiro ano consecutivo, o norte pioneiro foi o grande vencedor. Na categoria “Micro Lote Cereja Descascado”, as cafeicultoras do Matão deram show, e ficaram com os três primeiros lugares do pódio. Na categoria “Cereja Descascada”, o produtor Valdeir Luiz de Souza, também do Matão, ficou com a primeira colocação.
O projeto “Mulheres do Café”, de Tomazina, destaque das premiações, foi criado em 2013 pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), para incentivar o cultivo do café por mulheres - só no norte pioneiro são cerca de 200 participantes em 12 municípios.
O representante da Emater, Alfredo Alemão, explica que, em Tomazina, o projeto é quase independente, devido ao envolvimento das produtoras, “essa nova geração de cafeicultores do Matão investiu em qualidade, quase dobrando o preço das sacas”. Alfredo completa, “o Matão reúne pequenos produtores familiares que estão passando para as próximas gerações a cultura do café”. A Emater também afirmou que, em breve, será criada uma marca do café do Matão.
Membro do “Mulheres do Café”, Silvana Gonçalves, declarou que o prêmio é um reconhecimento pelo bom trabalho realizado. “Formamos um grupo muito unido e dedicado. É bom ver que nossos esforços foram recompensados e que nosso café tem esse reconhecimento pela qualidade”, declarou.
Essa foi a 15ª edição do concurso, que é promovido pela Emater em parceria com o governo do estado, IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná) e o Ministério da Agricultura. Neste ano, as representantes “Mulheres do Café” - premiadas pelo Concurso Café Qualidade Paraná -, foram: Maristela da Silva (1º lugar), Márcia C. da Silva Costa (2º lugar) e Laura Freitas (3º).
O prefeito Flávio Zanrosso parabenizou os ganhadores e reafirmou, “a prefeitura de Tomazina tem sempre apoiado o trabalho das Mulheres que nos enche de orgulho, valorizando todos os produtores de Tomazina”, concluiu o Zanrosso. 


FONTE: ASSESSORIA PREFEITURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir