sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Recuperação de nascentes



Aconteceu na última sexta- feira (08) uma reunião técnica com prática de projeto piloto sobre Recuperação de Minas e Nascentes.  A ação foi desenvolvida com o apoio da Prefeitura Municipal de Japira, através da Secretaria do Meio Ambiente e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Um técnico da Emater juntamente com mais quatro integrantes do PNHR e o secretario de Meio Ambiente Norberto Junior Schimidt, realizaram uma prática comum em recuperação de nascentes, conhecida como solo-cimento. A técnica usada tem o objetivo de recuperar a qualidade da água que as nascentes produzem, pois através dela é possível um bom selamento, evitando que a água da nascente tenha contato com fatores externos que possam contaminá-la, além disso, o método utiliza material com alta durabilidade e ótima resistência, sem agredir o meio ambiente contribuindo com a preservação das nascentes e mananciais.
A prática piloto aconteceu na propriedade da senhora Inez Batista que faz parte do Programa Nacional de Habitação Rural e foi acompanhada por um técnico da Emater, pelo secretario de meio ambiente Norberto Junior Schimidt e por integrantes do PNHR.
Solo-cimento
A técnica de aplicação de solo-cimento consiste na aplicação de uma massa, obtida da mistura entre cimento e barro que cria uma camada protetora fechando completamente a fonte. O primeiro passo para o procedimento da técnica é a limpeza da área no entorno da nascente e a construção de um banco de pedras, que auxilia na retirada das impurezas, seguido da colocação do cano ladrão para a saída da água, finalizando com a massa. Tecnologia alternativa simples e de baixo custo, a técnica solo-cimento garante proteção por tempo indeterminado do local.

Edição: Mariza Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir