sábado, 30 de setembro de 2017

Estado vai zerar fila por aparelhos auditivos

O Governo do Estado vai ampliar a oferta de próteses auditivas na Região Metropolitana de Curitiba. A primeira cidade a ser contemplada será a Lapa, que conta hoje com 129 pacientes na fila de espera do SUS. O secretário estadual da Saúde, Caputo Neto, explicou que a demanda reprimida será zerada até o final do ano. “Montamos uma programação para atender todos esses pacientes já a partir de outubro. Com isso, poderemos melhorar a qualidade de vida de muita gente que está aguardando há anos por este tipo de aparelho".
O Estado vai investir cerca de R$ 233 mil na iniciativa. Os pacientes serão encaminhados para o serviço de referência regional em prótese auditiva, que fica em São José dos Pinhais. “Além de fornecer o aparelho, a clínica também dá todo o suporte e a assistência necessária para a adaptação do paciente à nova prótese. Nosso objetivo é fazer com a pessoa realmente recupere sua audição”, disse Caputo Neto.
A maior parte da demanda é de idosos, mas também há jovens na fila de espera. “Esse tipo de deficiência compromete muito a qualidade de vida. Por isso, temos feito ações como esta em todo o Paraná, visto que as prefeituras não têm condições de bancar sozinhas um trabalho deste gênero", comenta o secretário.
Para o prefeito da Lapa, Paulo Furiati, a parceria com o Governo do Paraná tem sido essencial para ampliar o atendimento em saúde no município. “Temos uma relação muito boa com o Estado. Prova disso, são as obras nas unidades de saúde, as ambulâncias, o ônibus e os equipamentos que já recebemos", ressaltou.
Além disso, no início de 2018 um Centro de Imagem será implantado no município. A prefeitura garantirá o prédio e o Estado repassará equipamentos e aparelhos de diagnóstico, como tomógrafo, raio-x digital, mamógrafo e ecógrafo.
“A estruturação de mais este serviço será um marco para a saúde da nossa cidade. Desta forma, vamos reduzir muito a necessidade de levar pacientes para fazer exames em Curitiba", explica o secretário de Saúde da Lapa, Ruy Wiedmer.

(foto: Venilton Kuchler/Sesa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir