terça-feira, 29 de agosto de 2017

Cida e Alckmin reforçam parceria para o Projeto Angra Doce

As ações do Projeto Angra Doce foram os temas da reunião da governadora em exercício Cida Borghetti e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, nesta terça-feira (29), no Palácio dos Bandeirantes. O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Antonio Carlos Bonetti, também participou da reunião.
“Tivemos um bom encontro para discutir maneiras de acelerar o projeto Angra Doce, que é uma arrojada iniciativa de estímulo e promoção do turismo sustentável na divisa dos dois estados”, afirmou Cida. “Com ações integradas, e respeito ao meio ambiente, vamos trabalhar em conjunto com as prefeituras para elevar o índice de desenvolvimento das cidades da região, com geração de empregos e mais qualidade de vida”.
Os governos do Paraná e de São Paulo firmaram parceria para estruturar ações turísticas na região de Angra Doce, que se localiza no entorno da Usina Hidrelétrica de Xavantes, na confluência dos rios Paranapanema e Itararé. Um protocolo de intenções, assinado em 3 de fevereiro de 2017, pelos governadores Beto Richa e Alckmin, tornou a região formalmente reconhecida como área de especial interesse turístico. Os 15 municípios abrangidos iniciaram o planejamento estratégico participativo e integrado da região.
Na reunião, Cida e Alckmin discutiram os passos do projeto e o alinhamento de ações para a atração de empreendimentos, promoção de esportes náuticos e da pesca. “Paraná e São Paulo são estados irmãos e têm interesse comum em desenvolver esta região, garantindo progresso e oportunidade para a população”, afirmou Alckmin.
REGIÃO - O projeto de Angra Doce engloba cinco cidades do Paraná - Carlópolis, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Salto do Itararé e Siqueira Campos - e dez de São Paulo - Barão de Antonina, Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Fartura, Ipaussu, Itaporanga, Piraju, Ourinhos e Timburi.
A região é propícia para a prática de vários esportes, como rafting, canoagem, trekking, asa delta, parapente, equitação e pesca esportiva. Além disso, também possui cachoeiras, trilhas, praias artificiais e lugares históricos, como a ponte pênsil Alves de Lima, que foi destruída durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e reconstruída quatro anos mais tarde.
A proposta, que é chancelada como projeto inovador pelo Programa Cidades da Organização das Nações Unidas (ONU), é montar uma governança envolvendo vários setores dois estados, envolvendo secretarias de governo, universidades e sociedade civil.
As ações estruturantes de curto prazo envolvem capacitação de agentes e de mão de obra para o turismo, apoio ao empreendedorismo e à instalação de micro e pequenas empresas locais; coleta seletiva, reciclagem e educação ambiental; criação de reservas legais, manejo adequado na produção agrícola e na produção de orgânicos, monitoramento da qualidade da água dos rios que abastecem a represa de Chavantes, apoio à piscicultura.
A médio e longo prazo, estão previstos projetos de infraestrutura nas rodovias, melhoria dos serviços de telecomunicações e também de instalações públicas de apoio ao turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

19 Regional de Saúde Abatia Abatiá ACISC AJUDE O LUCCA Alex Canziani Alexandre Curi Alexandre Guimarães Andira Andirá Angra Doce Artigos Assessorados AUDIÊNCIA PÚBLICA Bandeirantes Barra Barra do Jacaré Beto Richa BOM DE BOLA BRASIL CADASTRO Cambara CAMBARÁ CAPS Carlopolis Carlópolis Casas em Cornélio CERTANO CIAS Cida Borghetti CISNORPI CONCURSO Conselheiro Conselheiro Mairinck ConselheiroMairinck Cornélio Procópio CREF Cultural Curiuva Destaque DETRAN EM AÇÃO Diversos Economia Educacao Educação Esportes Evandro Junior Figueira FUTEBOL Governo do Estado Governo Federal Guapirama Ibaiti Itambaracá Jaboti Jacarezinho Jaguariaíva Japira Joaquim Távora JoaquimTavora Jogos Escolares Jundiaí do Sul JundiaidoSul Liberatti LIMITE DE GASTOS Londrina Magda Cristina MARQUES DOS REIS Michele Caputo MOLINIS Nova América da Colina NOVO CAMINHO Núcleo de Educação OFERTA DE CURSOS Online PARANÁ Parceria FAEL Pedro Lupion PHS Pinhalao Pinhalão PLATINA PM Policial Politica Política Projetos Quatigua Ratinho Junior Regiao Região Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal RibeiraoClaro RibeiraoDoPinhal Romanelli Rubens Bueno Salto do Itararé SaltoDoItarare SAMU Santa Cecília do Pavão Santa Mariana Santana do Itararé SantanaDoItarare Santo Antônio da Platina São José da Boa Vista São Sebastião da Amoreira SaoJosedaBoaVista SAP Saúde SEDS Sindicato Rural SAP Siqueira Campos SiqueiraCampos SOMOS CONSULTORIA Tomazina Trânsito Tribunal de Contas UENP VERMELHO Wenceslau Braz WenceslauBraz

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir