quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Região Norte recebe reforço para atendimento à saúde

O governador Beto Richa entregou nesta quinta-feira (8), em Londrina, o novo helicóptero do Serviço de Transporte Aeromédico do Paraná. A aeronave será responsável por realizar missões de resgate e transferência de pacientes, cobrindo a demanda dos 97 municípios da região Norte do Estado. Na mesma solenidade, Richa também inaugurou a nova ala de enfermaria do Hospital Zona Norte de Londrina, que é referência para o Norte do Estado. A estrutura ganhou mais 17 leitos e um aparelho de tomografia digital. “São investimentos que melhoram a qualidade do atendimento das pessoas. Isso demonstra a nossa preocupação com a saúde pública na região”, afirmou o governador.

Ele ressaltou que a instalação de mais esta base de helicóptero é um marco para a saúde dos paranaenses. “Pela primeira vez na história, o Estado conta com uma frota de cinco aeronaves totalmente à disposição da área da saúde. São quatro helicópteros e um avião UTI que todos os dias salvam vidas aqui no Paraná”, disse. Nesta mesma quinta-feira, ele inaugurou a base de serviços aeromédicos em Maringá, para atender a região Noroeste. O serviço já existe, também, em Cascavel e Curitiba.

Entregue oficialmente nesta quinta-feira, o helicóptero baseado em Londrina está em operação desde o dia 1º de dezembro. De lá pra cá, já foram nove missões de resgate. A aeronave atua em conjunto com a equipe do Samu 192. Todo custo operacional é bancado com recursos do Governo do Estado.

DECISIVO – O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, explicou que o helicóptero poderá ser deslocado para o atendimento de casos graves, que necessitam de intervenção rápida, ou em ocorrências cujos locais são de difícil acesso. “Em situações de urgência, cada minuto é decisivo para se salvar uma vida. Por isso, temos trabalhado para garantir um atendimento ágil, aumentando as chances de sobrevivência dos pacientes e reduzindo o risco de possíveis sequelas”, disse.

Antigamente, o transporte aeromédico na região era realizado pelo Grupamento Aeropolicial Resgate Aéreo, também sediado em Londrina. A aeronave era compartilhada com a área de segurança pública. Com o novo helicóptero, a expectativa é que o número de operações ligadas à área da saúde cresça significativamente. Em 2015, o Graer de Londrina realizou 152 atendimentos de saúde. Para se ter ideia, no mesmo período, o helicóptero exclusivo da saúde em Cascavel fez 297 atendimentos, praticamente o dobro.

Segundo o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, a iniciativa de implantar mais um helicóptero em Londrina é uma atitude ousada do Estado, mas que possibilita que mais pessoas sejam atendidas. "Com o helicóptero do Graer e mais este da Saúde, teremos duas aeronaves à disposição. Isso é algo que nos dá mais segurança, tendo em vista as situações de urgência que já ocorreram na região", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

19 Regional de Saúde Abatia Abatiá ACISC AJUDE O LUCCA Alex Canziani Alexandre Curi Alexandre Guimarães Andira Andirá Angra Doce Artigos Assessorados AUDIÊNCIA PÚBLICA Bandeirantes Barra Barra do Jacaré Beto Richa BOM DE BOLA BRASIL CADASTRO Cambara CAMBARÁ CAPS Carlopolis Carlópolis Casas em Cornélio CERTANO CIAS Cida Borghetti CISNORPI CONCURSO Conselheiro Conselheiro Mairinck ConselheiroMairinck Cornélio Procópio CREF Cultural Curiuva Destaque DETRAN EM AÇÃO Diversos Economia Educacao Educação Esportes Evandro Junior Figueira FUTEBOL Governo do Estado Governo Federal Guapirama Ibaiti Itambaracá Jaboti Jacarezinho Jaguariaíva Japira Joaquim Távora JoaquimTavora Jogos Escolares Jundiaí do Sul JundiaidoSul Liberatti LIMITE DE GASTOS Londrina Magda Cristina MARQUES DOS REIS Michele Caputo MOLINIS Nova América da Colina NOVO CAMINHO Núcleo de Educação OFERTA DE CURSOS Online PARANÁ Parceria FAEL Pedro Lupion PHS Pinhalao Pinhalão PLATINA PM Policial Politica Política Projetos Quatigua Ratinho Junior Regiao Região Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal RibeiraoClaro RibeiraoDoPinhal Romanelli Rubens Bueno Salto do Itararé SaltoDoItarare SAMU Santa Cecília do Pavão Santa Mariana Santana do Itararé SantanaDoItarare Santo Antônio da Platina São José da Boa Vista São Sebastião da Amoreira SaoJosedaBoaVista SAP Saúde SEDS Sindicato Rural SAP Siqueira Campos SiqueiraCampos SOMOS CONSULTORIA Tomazina Trânsito Tribunal de Contas UENP VERMELHO Wenceslau Braz WenceslauBraz

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir