quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Entre os homens fortes da Lava Jato


Poucos sabem, mas um dos procuradores que mais contribuiu para as investigações da Operação Lava Jato é um morador de Jacarezinho. O titular do Ministério Público Federal da cidade,Procurador da República Diogo Castor Mattos, 30 anos, trabalha na Força Tarefa desde seu início, em 2014. Entre os trabalhos que atuou diretamente está a prisão do então deputado federal André Vargas, e a delação do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa - a primeira feita pela Lava Jato, que descortinou todo o esquema de corrupção na estatal.

Curitibano e filho de um promotor de Justiça, Mattos conta que sempre gostou de investigações. "Li todos os livros do Sherlock Homes quando era criança." A influência do pai e de um primo, também procurador da República, o levaram para o Direito. "A vontade de transformação social, de mudanças no país, me aproximou do Ministério Público", diz.

O membro mais jovem da Operação Lava Jato, apesar da idade, é uma pessoa bastante séria, de poucos sorrisos, especialmente quando o assunto é corrupção. Não poupa palavras ácidas ao falar de políticos e seus esquemas. "A corrupção é um verdadeiro modelo de negócios nas relações público-privado no Brasil. Acho que a função histórica da Lava Jato é evidenciar essa realidade, pois nunca havia sido possível, muito por causa do Judiciário, que sempre invalidava provas. Sempre tinha um ministro que era indicado político e que achava uma vírgula errada e anulava todo o processo, ou soltava o réu para responder em liberdade até o 40º recurso", dispara irônico.

Mattos vive em Jacarezinho desde 2013. A cidade foi sua primeira lotação desde o ingresso no MPF. Fez mestrado na Universidade Estadual Norte do Paraná (Uenp), estudando os crimes que sempre lhe chamaram a atenção: os de colarinho branco. Na região, entrou com ações por construções irregulares na região do Paranapanema, entre outras.
 


FONTE: Rubia Martoni - Folha de Londrina





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

19 Regional de Saúde Abatia Abatiá ACISC AJUDE O LUCCA Alex Canziani Alexandre Curi Alexandre Guimarães Andira Andirá Angra Doce Artigos Assessorados AUDIÊNCIA PÚBLICA Bandeirantes Barra Barra do Jacaré Beto Richa BOM DE BOLA BRASIL CADASTRO Cambara CAMBARÁ CAPS Carlopolis Carlópolis Casas em Cornélio CERTANO CIAS Cida Borghetti CISNORPI CONCURSO Conselheiro Conselheiro Mairinck ConselheiroMairinck Cornélio Procópio CREF Cultural Curiuva Destaque DETRAN EM AÇÃO Diversos Economia Educacao Educação Esportes Evandro Junior Figueira FUTEBOL Governo do Estado Governo Federal Guapirama Ibaiti Itambaracá Jaboti Jacarezinho Jaguariaíva Japira João Carlos Gomes Joaquim Távora JoaquimTavora Jogos Escolares Jundiaí do Sul JundiaidoSul Liberatti LIMITE DE GASTOS Londrina Magda Cristina MARQUES DOS REIS Michele Caputo MOLINIS Nova América da Colina NOVO CAMINHO Núcleo de Educação OFERTA DE CURSOS Online PARANÁ Parceria FAEL Pedro Lupion PHS Pinhalao Pinhalão PLATINA PM Policial Politica Política Projetos Quatigua Ratinho Junior Regiao Região Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal RibeiraoClaro RibeiraoDoPinhal Romanelli Rubens Bueno Salto do Itararé SaltoDoItarare SAMU Santa Cecília do Pavão Santa Mariana Santana do Itararé SantanaDoItarare Santo Antônio da Platina São José da Boa Vista São Sebastião da Amoreira SaoJosedaBoaVista SAP Saúde SEDS Sindicato Rural SAP Siqueira Campos SiqueiraCampos SOMOS CONSULTORIA Tomazina Trânsito Tribunal de Contas UENP VERMELHO Wenceslau Braz WenceslauBraz

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir