quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Licenciamento ambiental de postos de combustíveis fica mais rigoroso

O secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti, assinou nesta quarta-feira (21), uma resolução que torna mais transparente e rigoroso os licenciamentos ambientais para postos de combustíveis no Paraná. Os licenciamentos são atribuições do Instituto Ambiental do Paraná, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente.

A Resolução nº 032/2016, debatida pelos técnicos da Secretaria, do IAP, Mineropar e com o setor, detalha minuciosamente todos os critérios exigidos tanto para licenças de postos já implantados como de novos empreendimentos.

PASSIVOS - Uma das mudanças em relação a resolução anterior é o detalhamento da metodologia para investigações de passivos ambientais de postos já implantados. “Existem muitos postos antigos, que apresentam contaminação de solo e do lençol freático, por isso os órgãos ambientais estão tratando com mais rigor esse tipo de empreendimento. Eles deverão apresentar uma investigação técnica do passivo”, explicou a diretora de Licenciamento Ambiental do IAP, Ivonete Coelho Chaves. “A nova resolução também detalha todo o procedimento para remediação (recuperação) desses locais”, disse.

A assinatura contou com a presença do presidente do IAP, Tarcísio Mossato; do presidente da Mineropar, José Antonio Zem; do presidente do Sindicombustíveis, Rui Chicella, além de diretores e técnicos das instituições. “O que muda é o rigor na documentação e na fiscalização do IAP, o que passará a ser exemplo para que outros estados façam o mesmo”, disse o secretário Bonetti.

REQUISITOS – Entre os requisitos exigidos está a implantação de tanques de paredes duplas e processo de proteção e controles necessários aos postos. Além disso, o laboratório responsável pela execução e emissão de laudos de amostras retiradas de fontes de poluição ambiental deverá ter o Certificado de Cadastramento de laboratório de Ensaios Ambientais concedido pelo IAP.

Ainda de acordo com a resolução fica proibida a infiltração direta no solo de efluentes provenientes de águas de lavagem de veículos e do setor de abastecimento, mesmo que tratadas.

Fica proibido o lançamento de efluentes líquidos, direta ou indiretamente em corpos hídricos superficiais como mananciais de abastecimento público. Os postos deverão realizar o automonitoramento dos efluentes líquidos de acordo com a portaria 256/2013 do IAP.

Para Tarcísio Mossato, com as mudanças estabelecidas pode se construir um Estado ainda melhor. “Esse é o resultado de anos de estudo junto ao corpo técnico do IAP e da Mineropar. O trabalho em equipe foi fundamental na elaboração dessa resolução. E a assinatura dela, é a fundamentação de querer fazer mais e melhor”, disse ele.

FONTE: Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

19 Regional de Saúde Abatia Abatiá ACISC AJUDE O LUCCA Alex Canziani Alexandre Curi Alexandre Guimarães Andira Andirá Angra Doce Artigos Assessorados AUDIÊNCIA PÚBLICA Bandeirantes Barra Barra do Jacaré Beto Richa BOM DE BOLA BRASIL CADASTRO Cambara CAMBARÁ CAPS Carlopolis Carlópolis Casas em Cornélio CERTANO CIAS Cida Borghetti CISNORPI CONCURSO Conselheiro Conselheiro Mairinck ConselheiroMairinck Cornélio Procópio CREF Cultural Curiuva Destaque DETRAN EM AÇÃO Diversos Economia Educacao Educação Esportes Evandro Junior Figueira FUTEBOL Governo do Estado Governo Federal Guapirama Ibaiti Itambaracá Jaboti Jacarezinho Jaguariaíva Japira João Carlos Gomes Joaquim Távora JoaquimTavora Jogos Escolares Jundiaí do Sul JundiaidoSul Liberatti LIMITE DE GASTOS Londrina Magda Cristina MARQUES DOS REIS Michele Caputo MOLINIS Nova América da Colina NOVO CAMINHO Núcleo de Educação OFERTA DE CURSOS Online PARANÁ Parceria FAEL Pedro Lupion PHS Pinhalao Pinhalão PLATINA PM Policial Politica Política Projetos Quatigua Ratinho Junior Regiao Região Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal RibeiraoClaro RibeiraoDoPinhal Romanelli Rubens Bueno Salto do Itararé SaltoDoItarare SAMU Santa Cecília do Pavão Santa Mariana Santana do Itararé SantanaDoItarare Santo Antônio da Platina São José da Boa Vista São Sebastião da Amoreira SaoJosedaBoaVista SAP Saúde SEDS Sindicato Rural SAP Siqueira Campos SiqueiraCampos SOMOS CONSULTORIA Tomazina Trânsito Tribunal de Contas UENP VERMELHO Wenceslau Braz WenceslauBraz

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir