sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Participação de simpósio do Ensino Médio



O Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho participou entre os dias 07 a 11/11 em Foz do Iguaçu do 1º Simpósio do Ensino Médio e a formação para o trabalho - Tecnologias no contexto educacional. Este evento reuniu cerca de 250 pessoas, entre técnicos pedagógicos do NRE, professores das escolas estaduais, técnicos da Secretaria da Educação e palestrantes.
O objetivo do Simpósio, além da formação continuada para uso das tecnologias educacionais, foi a divulgação das ações das escolas que participam do Projeto Conectados. O Projeto Conectados é a uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação do Paraná (SEED-PR) que prevê a utilização pedagógica de tablets com alunos. Esse projeto acontece desde outubro de 2015, após a seleção e adesão das escolas seguido da distribuição do kit de materiais para o Conectados. No ano de 2016 ocorreram várias ações no âmbito do projeto com a oferta de cursos de formação continuada e a criação de um grupo de estudos que além de estudar diversos materiais, está pondo em prática atividades pedagógicas, usando os recursos tecnológicos existentes na escola.
As escolas envolvidas no projeto pelo NRE de Jacarezinho são: Colégio Estadual Anésio de Almeida Leite e Colégio Estadual Luiz Setti.
As principais atividades do Simpósio foram: o relato de experiências de diversas escolas que participam do projeto, exposição de banner por todas as escolas, grupos de estudos e palestras. Palestraram no evento grandes professores/pesquisadores na área de Tecnologia Educacional do Brasil, como: Drª Glaucia da Silva Brito, Drº José Armando Brito, Drº José Moran, Drª Núria Pons Vilardell Camas, Drº Suely Scherer, Soraia Novaes, Drº Marcelo Borba, que abordaram diversas temáticas, porém com foco no uso dos dispositivos móveis na educação.
Pelo NRE de Jacarezinho,  a Coordenadora da Equipe Pedagógica, Assessores de Tecnologia,  Técnico de Suporte da CRTE e as professoras Patrícia Aparecida de Oliveira, Ângela Maria Zerger e Larissa Figueira representando o C.E. Luiz Setti e o C.E. Anésio de Almeida Leite.
Atualmente não é possível conceber uma escola que esteja alheia à tecnologia, que seja totalmente analógica, pois, na escola, parte do trabalho administrativo já é realizado por meio de diversos sistemas online para controle e execução de serviços, algumas escolas possuem o Registro de Classe Online e os professores têm à disposição um parque tecnológico de programas como o Paraná Digital e o Proinfo, além de contar com seus próprios recursos.
A Chefe do NRE de Jacarezinho, Professora Magda Cristina de Souza Nogueira, avalia que “a possibilidade da participação em eventos, como este Simpósio, é importante para atualizar os profissionais da educação no que diz respeito à tecnologia educacional, promove a troca de experiências entre os participantes de todo o estado, valoriza o trabalho realizado no chão da escola e possibilita a criação de uma rede de compartilhamento e colaboração de boas práticas”. 

Fonte: Assessoria de Comunicação
NRE Jacarezinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir