quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Paraná é o vencedor do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico

A Celepar e o Detran foram os grandes vencedores da 14ª edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov 2016), por meio do Sistema de Vistoria Digital de Veículos. O anúncio ocorreu na noite de quarta-feira (09), na abertura do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop), no Centro de Convenções do Amazonas, em Manaus. 

A Vistoria Digital de Veículos, desenvolvida pela Celepar em parceira com o Detran e o Sindicato dos Despachantes do Estado (Sindepar), é um aplicativo que permite que as informações sejam transmitidas por Wi-Fi 3G ou 4G. Os vistoriadores do Detran e despachantes credenciados fazem a vistoria passo a passo. 

A utilização do aplicativo dispensa totalmente o uso de papel, reduz custos e diminui o tempo de uma vistoria padrão de 10 para 3 minutos, mais que triplicando a capacidade de vistorias do Detran e de seus despachantes credenciados. 

POLÍTICA CERTA - O prêmio, na avaliação do presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, sinaliza a correção da política de tecnologia da informação e comunicação implantada nesta gestão, que prioriza soluções de inteligência voltadas à modernização administrativa e à oferta de serviços mais eficazes à população paranaense. Em relação ao sistema, Leite salienta que este é outro grande avanço do Detran, uma vez que as vistorias não precisam mais ser impressas e podem ser visualizadas diretamente no sistema. 

Para o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, a premiação consolida ainda mais a posição de vanguarda do órgão paranaense em âmbito nacional. “Quanto à Vistoria Digital de Veículos, estamos falando de processo mais ágil e confiável que amplia a capacidade de prestação de serviços ao cidadão, diminuindo filas e aumentando a satisfação com o atendimento prestado pelo Detran e pelos credenciados", afirmou. 

Segundo o diretor de tecnologia do Detran, Marco Aurélio de Araújo Barbosa, o aplicativo é projetado também para funcionar offline, armazenando uma série de vistorias e transmitindo-as automaticamente para o ambiente central, sem qualquer interferência ou acionamento do vistoriador, tão logo detecte sinal disponível para realizar a transmissão de dados. 


FUNCIONAMENTO - Para a realização de serviços como emplacamento de veículos novos, transferência de propriedade de veículos usados, emissão de 2ª via do documento de propriedade e diversos outros, o Detran e os despachantes credenciados precisam vistoriar o veículo envolvido. 

A Vistoria Digital de Veículos é uma solução que coloca nas mãos do vistoriador do Detran e do despachante um aplicativo para smartphone que permite a realização completa desta vistoria. 

CELEPAR - O projeto é uma parceria entre o Detran e a Celepar, que atuou nele com duas de suas equipes de desenvolvimento. A primeira ficou responsável pela solução móvel, que roda no smartphone, enquanto a segunda atuou na recepção e integração dos dados das vistorias com o restante do sistema de veículos. 

Como um dos primeiros aplicativos móveis complexos desenvolvidos pela companhia, a Vistoria Digital de Veículos mobilizou em suas diversas fases quase toda a equipe técnica de uma das coordenadorias de sistemas, que efetuou o projeto preliminar, o protótipo de telas e de navegação e as diversas versões beta do aplicativo, que foi implantado em fase piloto no Detran Tarumã em maio de 2015. 

Após adequações e ajustes, a implantação em todo o Estado precisou aguardar a aquisição de infraestrutura (antenas wi-fi) para os pátios de vistoria do Detran em todo o interior do Estado. Em janeiro de 2016, todas as vistorias veiculares tornaram-se digitais no Paraná. 

PRÊMIO - O Prêmio e-Gov, promovido anualmente pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), tem como objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico na administração pública e divulgar ações que, com o uso da tecnologia da informação, visem a modernizar a gestão pública em benefício da população. 

Neste ano, vários projetos foram inscritos e o Sistema de Vistoria Digital de Veículos foi o vitorioso entre os 14 trabalhos finalistas.


FONTE: Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

19 Regional de Saúde Abatia Abatiá ACISC AJUDE O LUCCA Alex Canziani Alexandre Curi Alexandre Guimarães Andira Andirá Angra Doce Artigos Assessorados AUDIÊNCIA PÚBLICA Bandeirantes Barra Barra do Jacaré Beto Richa BOM DE BOLA BRASIL CADASTRO Cambara CAMBARÁ CAPS Carlopolis Carlópolis Casas em Cornélio CERTANO CIAS Cida Borghetti CISNORPI CONCURSO Conselheiro Conselheiro Mairinck ConselheiroMairinck Cornélio Procópio CREF Cultural Curiuva Destaque DETRAN EM AÇÃO Diversos Economia Educacao Educação Esportes Evandro Junior Figueira FUTEBOL Governo do Estado Governo Federal Guapirama Ibaiti Itambaracá Jaboti Jacarezinho Jaguariaíva Japira João Carlos Gomes Joaquim Távora JoaquimTavora Jogos Escolares Jundiaí do Sul JundiaidoSul Liberatti LIMITE DE GASTOS Londrina Magda Cristina MARQUES DOS REIS Michele Caputo MOLINIS Nova América da Colina NOVO CAMINHO Núcleo de Educação OFERTA DE CURSOS Online PARANÁ Parceria FAEL Pedro Lupion PHS Pinhalao Pinhalão PLATINA PM Policial Politica Política Projetos Quatigua Ratinho Junior Regiao Região Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal RibeiraoClaro RibeiraoDoPinhal Romanelli Rubens Bueno Salto do Itararé SaltoDoItarare SAMU Santa Cecília do Pavão Santa Mariana Santana do Itararé SantanaDoItarare Santo Antônio da Platina São José da Boa Vista São Sebastião da Amoreira SaoJosedaBoaVista SAP Saúde SEDS Sindicato Rural SAP Siqueira Campos SiqueiraCampos SOMOS CONSULTORIA Tomazina Trânsito Tribunal de Contas UENP VERMELHO Wenceslau Braz WenceslauBraz

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir